Shampoos e Cosméticos Podem Deixar Seus Cabelos Quebrados Por Química

cabelo quebrado por quimica

Cuidados Com os Cabelos

Muito do que fazemos em nome do estilo acaba danificando o nosso cabelo.

O cabelo pode ser partido ou danificado por penteados excessivos ou ásperos, exposição ao sol, vento e cloro, e até por arranjos que puxam os fios com muita força e são feitos regularmente.

Como Pentear os Cabelos Corretamente?

O jeito de escovar ou pentear o seu cabelo é importante para a sua saúde. Comece no couro cabeludo e deslize para as pontas dos cabelos para garantir que o óleo dos folículos será distribuído completamente por toda a extensão de cada fio.

Pentear para trás ou repartir o cabelo pode parti-lo ou danificá-lo, e evita que ele receba o óleo tão necessário que seria espalhado através de uma penteada ou uma escovada regular.

Pontas quebradas podem aparecer no meio de um fio quando este está danificado e na extremidade de um cabelo mais antigo. Aparar as pontas elimina as extremidades que-bradiças.

Se você usar o cabelo curto, os cortes freqüentes significam que você provavelmente jamais terá pontas quebradas.

Cosméticos Para os Cabelos

Sprays para o cabelo, géis, musses e outros produtos de beleza geralmente contêm álcool e outros elementos químicos que podem secar ou maltratar o seu cabelo. Produtos com ingredientes naturais são mais saudáveis.

Condicionadores capilares umedecem e adicionam proteína ao eixo do cabelo, mas não penetram em suas estruturas interiores. Condicionadores podem proteger e fortalecer o cabelo, mantendo-o maleável e por isso menos propenso a se partir ao ser penteado ou tratado. Tratamentos?

A base de óleo quente simplesmente reveste o cabelo com uma camada, fazendo com que ele fique mais brilhante e delicado, mas não umedecem o cabelo.

O Uso Correto de Shampoo Para Seus Cabelos

cabelo quebrado por quimica

A umidade é essencial para o cabelo saudável. Quando você o lava com shampoo, ele recebe a umidade da água, e se você tem cabelos naturalmente secos também pode usar um shampoo que contenha agentes umedecedores, desenvolvidos especialmente para o cabelo seco.

Os shampoos 2-em-1, que também são condicionadores, podem ser muito pesados e oleosos, por isso use o shampoo e o condicionador isoladamente, não importa que tipo de cabelo você tenha.

Se você não usa shampoo com muita freqüência, a sujeira, as oleosidades, os produtos de beleza e os resíduos da poluição, do fumo e de tudo o mais que faz parte da vida cotidiana vão se acumular, entupir seus folículos capilares, evitar que nutrientes cheguem ao seu couro cabeludo e seu cabelo e, conseqüentemente, impedir que ele cresça apropriadamente.

O cabelo molhado é fácil de ser esticado e por isso é facilmente danificável. Desembarace o cabelo molhado com seus dedos ou com um pente de dentes compridos, não com uma escova.

Se seu cabelo é oleoso e curto, lave-o com shampoo diariamente. Se ele é mais longo e normal ou seco, você pode lavá-lo a cada dois dias. Sempre use o condicionador depois do shampoo.

Permanentes e Alisamentos Podem Danificar Seus Cabelos

Permanentes para fazer o cabelo ficar ondulado ou crespo e processos para alisá-lo funcionam com o uso de substâncias químicas que abrem determinadas ligações moleculares nos fios de cabelo, seguido pelo uso de outras substâncias que voltam a fechá-las em combinações diferentes.

Essas químicas podem não apenas danificar o cabelo, mas, se não forem usadas da forma correta ou com muita freqüência, também fazer com que o seu cabelo caia. O cabelo crescerá de novo, a não ser que tenha havido um dano muito sério aos folículos, o que é muito raro.

Por fim, recomendo você assistir este vídeo da minha amiga Carol Beckham onde ela ensina 5 dicas para recuperar os cabelos quebrados:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *